quinta-feira, 14 de abril de 2016

CARTA AO PROFESSOR CRISTOVAM BUARQUE



          Querido Professor Cristovam Buarque,

Quando da sua candidatura à reeleição em 1998 fiz uma campanha incansável junto aos meus colegas de escola (Estudei no CEM 04 de Ceilândia), junto aos professores e contra um Diretor que na ocasião o constrangi em sua presença por fazer campanha aberta para o Joaquim Roriz e Arruda na Escola!!!
Sim, fiz parte da primeira turma que prestou vestibular através da Avaliação Seriada, implementada na sua gestão, e que, infelizmente, não consegui aprovação, ainda não entendia muito desse negócio de vestibular e avaliação seriada... Comentei com amigos que éramos "preparados" para sermos office boy ou vendedor (era bom de vendas, ao menos era o que diziam meus clientes, pois vendia chocolates e comecei a engraxar sapatos aos 7 anos de idade).
No ano seguinte, levado pelo sonho do meu irmão Edson, o 10° filho do Sr. Chico e Dona Zélia, apaixonado pela História do meu País, conseguimos entrar na Faculdade. Ironicamente nesse período trabalha de Auxiliar de almoxarife no Setor de Indústria da Ceilândia onde no ônibus que eu pegava para o meu trabalho passava todos os dias a música do Martinho da Vila sobre o filho dele, que passou no vestibular, mas a faculdade era particular!!!
Por conta do destino fui o 13° Filho desse casal de retirantes da Bahia e, junto com o meu irmão, fomos os primeiros dessa grande família a romper a barreira do Ensino Superior em nossa família!!!
Lembro-me bem do discurso apaixonado que fazias pela educação, e como professor de História que mais tarde me formei, achava que nunca tinha me decepcionado em escolher Vossa Excelência para ser meu candidato em todas as eleições que pude votar.
Porém, neste momento em que a História fala mais alto, e exige de nós uma outra postura, que é a defesa intransigente da DEMOCRACIA, o vejo do outro lado....
Aliado a figuras emblemáticas e que representam todo o retrocesso democrático, tais como, Agripino Maia, Jutahy Magalhães, Ronaldo Caiado, Alberto Fraga (que o Senhor combateu!!!) quem é morador da Ceilândia sabe o que era o 8° Batalhão da Polícia antes do Senhor ser Governador, e tantos outros que nunca se preocuparam com o pobre, com o Negro, com as Mulheres...
Me entristece te ver ao lado de figuras como Bolsonaro, Feliciano, Pauderney...Queria te ver ao lado do Leonardo Boff, Fernando Morais, Maria da Conceição Tavares e tantos outros... senti sua falta ali.... Em um breve exame de consciência tenho certeza que seus pares de hoje nunca foram os seus pares.
Gostaria realmente acreditar no meu irmão, ora mencionado neste texto, sobre a histórica palestra do saudoso Milton Santos ao seu lado na Universidade de Brasília. Com toda a certeza, ele estaria defendendo o que sempre defendeu e envergonharia com tal postura adotada por Vossa Excelência.
Fiquei muito decepcionado por te ver do lado de pessoas que jamais imaginei que pudesse estar ao lado...
            Hoje tenho dois filhos e tenho certeza que no futuro eles terão orgulho por um dia eu ter votado em você, só que mais orgulho tenho certeza que terão por ver que não foi por orgulho ou vaidades que mudei de lado... infelizmente quem mudou foi o Senhor, ou prefere Vossa Excelência?

Damião Rodrigues da Silva
Filho de nordestinos
13° Filho do Seu Chico e da Dona Zélia
Ex-engraxate e ex-vendedor de doces na rua
Professor de História
Servidor Público 


9 comentários:

  1. Que linda carta, Damião! Agradeço muito ter conhecido você, seu irmão Edson e a história da grande família de vocês. Obrigada! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. orgulho de poder compartilhar com você essas reflexões...

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns Damião belíssima carta tenho orgulho de ter compartilhado de sua infância sendo o seu amigo e de ter conhecido a sua maravilhosa família abraços.

    ResponderExcluir
  4. Juntos!!!! Em defesa da DEMOCRACIA!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu grande amigo de Infância. Você me representa.

    ResponderExcluir
  6. Meu grande amigo de Infância. Você me representa.

    ResponderExcluir
  7. Resposta do Professor Cristovam!!!

    Damiao, você se antecipa antes de saber meu voto. Tenho muitas razões para votar contra o imoeachment e muitas a favor do impeachment. Não consigo ficar como vocês que vêem o mundo de maneira muito simples, preto e branco. Eu não tenho está competência: o mundo ficou muito complicado para mim.
    Cristovam
    Ps. Quanto a companhia de gente ruim do lado do impeachment, sugiro que olhe os malufs que apoiaram o governo Lula e Dilma ao longo dos mandatos. Não esqueça também que Temer foi escolhido por Dilma e pelo PT, duas vezes e na época eu escrevi sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Professor Cristovam, acredito que é mais nobre chamá-lo assim
      do que como como Senador,

      Não antecipei antes de saber seu voto, até mesmo porque acredito que
      não será necessário fazê-lo, e em algum montei falei em voto. Falei em
      postura. E isso fiz ao ler várias matérias sobre o seu posicionamento
      favorável ao impedimento da Presidenta Dilma. O que fiz questão de
      rememorar foi um pouco da minha história de vida que teve uma
      influência muito grande sua, podes até não saber disso. Aprendi a
      respeitar a faixa de pedestre por causa da sua campanha. Tenho certeza
      que se tivesses sido reeleito Governador do Distrito Federal teríamos
      uma população mais consciente do seu papel como cidadão!!!
      não gosto da maneira como se referiu "vocês que vêem o mundo de
      maneira muito simples, preto e branco". Não falei coletivamente, falei
      individualmente, falei ao examinar a minha consciência. Não sou
      maniqueísta. Não concordo com muitas alianças que o PT fez e ainda
      faz. O que tentei dialogar contigo foi em torno do momento delicado
      que o País atravessa e tenho convicção que pessoas da sua grandeza
      moral conseguem separar os interesses escusos de um monte de
      achacadores da Nação de um outro grupo que mesmo com seus erros, que
      têm que ser punidos por isso, na minha opinião escolheram um lado
      melhor para o cidadão de bem.

      Somente lhe escrevi porque acredito na sua grandeza moral, da sua postura ética.
      Usei vários textos seus em minhas aulas.
      Um deles li a primeira vez na Agenda Latinoa Americana, acredito que
      em 2002. Me apaixonei pelo texto: A grande mentira...
      Até hoje sou apaixonado por esse texto e consigo perceber como o
      Brasil mudou um pouco daquele artigo pra cá. Sei que você também foi
      agente dessa mudança.
      Cordialmente!
      Professor Damião Rodrigues

      Excluir